Blog – Rock Fit
DicasFitness

Treino ao ar livre; Saia da rotina.

O treino ao ar livre é uma ótima opção para quem está enjoado de treinar entre “quatro paredes”

Para quem gosta muito de treinar, não tem tempo ruim: todo dia é dia, toda hora é hora e todo lugar é lugar! Mas, mesmo quem segue uma rotina rigorosa nos treinos pode se cansar do ambiente e das mesmas “caras” todos os dias.

 

Sabemos que as academias oferecerem uma estrutura ideal para seus exercícios, mas a atividade física ao ar livre é uma ótima alternativa para fugir da mesmice e também para conhecer gente nova.

Existem estudos realizados pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, que comprovam que as pessoas são 50% mais felizes quando estão praticando exercícios ao ar livre, em comparação com quem treina em ambientes fechados ou academias.

E, ainda, para quem ainda não achou uma atividade física que agrade, treinar ao ar livre pode ser bastante estimulante, já que é possível variar o local e também o tipo de exercício a cada treino.

Veja alguns benefícios do treino ao ar livre:

  1. Ar puro despertar o corpo: respirar “ar fresco”, principalmente durante a manhã, é uma injeção de ânimo para o corpo ainda sonolento e preguiçoso.
  2. Fonte de vitamina D: a exposição solar é fonte de 80% a 90% da vitamina D produzida pelo corpo. Então, praticando exercícios físicos ao ar livre, você estará proporcionando ao seu corpo a oportunidade de sintetizar essa vitamina tão importante para nossas células, inclusive as do sistema cardiovascular.
  3. Novas amizades: praticar exercícios físicos ao ar livre nos coloca em contato com pessoas diferentes das que estamos acostumadas, porém que compartilham os mesmos objetivos que nós – isso renova nossos ânimos. Além disso, é possível treinar em grupos, o que torna a atividade mais divertida e motivante.
  4. Mais calma e tranquilidade para as atividades diárias: diferentes estudos comprovam que treinar ao ar livre diminui o stress, a tensão e a depressão. Isso faz com que os praticantes desta modalidade, em geral, controlem melhor a ansiedade, proporcionando mais segurança para lidar com situações difíceis do dia-a-dia.

 

Quer mais benefícios?

Atividades aeróbicas e de força realizadas ao ar livre proporcionam, além do que já citamos, diminuição da pressão arterial, melhoria da circulação sanguínea, aumento da resistência física, fortalecimento dos músculos e do coração, melhoria do sistema imunológico, emagrecimento e diminuição de riscos de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e acidentes vasculares cerebrais.

Resumindo, treinar ao ar livre proporciona índices mais elevados de felicidade, saúde, energia, ânimo e mais produtividade.

Quais atividades realizar? Nós respondemos: corrida, ciclismo e treinos funcionais são ótimas opções! Nas ruas, nos parques, na praia ou nas trilhas, sozinho ou em grupo, o importante é se movimentar e se divertir!

Bora lá?

Posts Relacionados

Suplementação esportiva: riscos e benefícios

Ana Paula Matos

Rock Fit presente no SC Fitness Sports Nutrition

Ana Paula Matos

Arnold Sports Festival South America 2019

Ana Paula Matos

1 comentário

“Não tenho tempo para treinar” – Ah, conta outra! Conheça o Treino Hiit ! 08/02/2023 at 10:17

[…] rápidos momentos de exercícios intensos com um pequeno intervalo entre eles. Pode ser feito na rua, na esteira, na bicicleta ergométrica ou em casa, por exemplo: um minuto pulando corda e um minuto […]

Responder

Deixe um comentário