Blog – Rock Fit
DicasFitness

Treino de boxe na academia? Veja quais são os benefícios.

Já teve vontade de praticar uma atividade física mais intensa e traga resultados rápidos? Conheça os benefícios do boxe e sinta-se tentado a experimentar a modalidade na academia.

O boxe é um esporte milenar, cujas competições atraem uma grande quantidade de adeptos e praticantes em todo o mundo.

Em poucas palavras, o boxe é uma arte marcial intensa, que coloca em combate dois competidores que se atacam e defendem com os punhos, até que um deles vença por pontos ou por nocaute.

 

O fato interessante a respeito do boxe, é que de uns tempos para cá ele se tornou popular também nas academias de ginástica, ou seja, entrou para o rol das modalidades “fitness” e ganhou ainda mais adeptos.

O boxe é uma ótima opção para homens e mulheres que querem perder peso, tonificar os músculos, aumentar sua resistência corporal e aliviar o estresse, mas que estão cansados da rotina da academia.

 

Não acredita? Listamos para você alguns dos benefícios para motiva-lo se aventurar no “ringue”.

Tonifica e fortalece a musculatura

Um treino de boxe trabalha vários grupos musculares através de movimentos alternados, que mexem com todo o corpo.

Além disso, os alunos são submetidos a treinos de explosão e impacto, que levam ao fortalecimento da musculatura nos ombros, peito, coxas e braços.

Se praticado com regularidade (duas a três vezes na semana) os resultados na aparecem no primeiro mês de treino.

Perda de peso

Um treino de 1 hora e meia chega a fazer você gastar entre 800 a 1000 calorias! Então, se você juntar ao treino uma dieta equilibrada, emagrecer é fato.

Melhora do condicionamento físico

Além da técnica, o boxe também proporciona atividades aeróbicas como correr e pular corda, ou seja, eleva os batimentos cardíacos e a frequência respiratória.

Esses exercícios ajudam a perder peso, diminuir o percentual de gordura e ganhar resistência.

Aumenta a autoestima

Um praticante de boxe que ganha definição muscular, emagrece e melhora sua consciência corporal, consequentemente se torna mais seguro em relação ao seu corpo. E, ao ver as melhorias na qualidade de vida de forma geral, fica mais confiante para realizar outras atividades.

Alívio do estresse

A luta é uma boa alternativa para aliviar o estresse e a tensão depois de um dia cansativo. Enquanto se movimenta e bate no saco de areia, você libera endorfina. Essa substância contribui para o bem-estar, melhorando o mau humor e reduzindo os níveis de estresse físico e mental.

Muitas pessoas também procuram o esporte com a finalidade de defesa pessoal, mas isso não quer dizer

que você vá bancar o herói ou a heroína e usar os golpes aprendidos em aula para reagir diante uma situação perigosa. Na verdade, o boxe proporciona uma maior consciência corporal e melhora a atenção, o que pode ser útil para que você se livre de uma cilada sem, necessariamente, sair socando alguém.

Aliás, nenhuma arte marcial incentiva o combate fora dos ringues.

Assim, é bom destacar que, durante as aulas, você não é obrigado a lutar com outras pessoas. E, mesmo que isso aconteça, será somente depois de muito treino, preparação e vontade do próprio aluno. Ou seja, nada de se achar o Mike Tyson e sair socando a galera por aí, falow?!

 

Existem também, alguns pontos para os quais é importante se atentar:

  1. Alimentação equilibrada: uma alimentação saudável é o ponto chave para os praticantes de qualquer atividade física. Quem treina e não se alimenta direito está dando um tiro no pé, ou melhor, soco na própria cara;
  2. Hidratação: é importante manter a ingestão hídrica a fim estabilizar as funções do organismo;
  3. Atenção à execução dos movimentos: a fim de não causar lesões;
  4. Roupas e equipamentos adequados: geralmente, o guarda-roupa básico de um praticante de boxe inclui: calção ou short mais folgado para não limitar os movimentos, luvas para não machucar as mãos (opcionais nas aulas, mas obrigatória nas competições) e botas de treino para dar estabilidade ao corpo. Os homens costumam lutar com o toso nu, ou seja, sem camisa. Já as mulheres devem usar tops que proporcionem firmeza e proteção aos seios.

Depois dessas dicas, que tal experimentar uma aula e dar um nocaute na preguiça? Aposto que você não irá se arrepender!

Posts Relacionados

Rock Fit Grip 2 – O Tênis para Cross Training que vai mudar seus conceitos

Ana Paula Matos

Musculação X Cross Training: qual escolher?

Ana Paula Matos

Pronada, Reta ou Supinada: não é treino, é pisada

Ana Paula Matos

Deixe um comentário