Blog – Rock Fit
FitnessLifeStyle

Dá pra conciliar Musculação e Cross?

Será que dá pra conciliar Musculação e Cross?

Oh dúvida cruel: será que dá pra conciliar um treino e outro?
O mundo fitness é cheio de controvérsias… e de tretas.

Marombeiros e amantes de cross vivem entrando em contradição por vários motivos, MAS a grande questão é: dá pra conciliar os treinos de Musculação e Cross Training?

Não temos aqui a pretensão de estabelecer a paz mundial entre as duas tribos, mas sim de analisar se é possível aproveitar o melhor dos dois tipos de treinos a fim de melhorar nossa performance de forma geral.

Já falamos aqui sobre as particularidades das duas modalidades e sabemos que, enquanto a musculação trabalha grupos musculares de forma isolada, promovendo maior estabilidade e ganho de massa muscular, o Cross é pautado em movimentos esportivos, cujo maior objetivo é o ganho de resistência e flexibilidade, trabalhando o corpo com um todo.

Fica claro que as duas modalidades têm finalidades completamente opostas – o que, para quem busca máxima performance, pode parecer perfeito!

Calma, eu disse PODE parecer.

Vamos esclarecer alguns pontos para que você mesmo avalie se vale, ou não, a pena entrar nessa:

O descanso:

Levando em consideração que o Cross é um treino de alta intensidade, o corpo precisa de um período para se recuperar, então, não é aconselhável fazer os dois treinos com um período muito curto de intervalo entre eles. Todos sabemos que, tão importante quanto treinar é descansar entre um treino e outro.

Mobilidade e Estabilidade:

Os movimentos de Cross trabalham a mobilidade de grupos articulares como joelho, quadril e ombros, o que é muito bom para praticantes de musculação, pois melhora a amplitude dos movimentos. Já a musculação atua no fortalecimento de grupos musculares específicos, o que beneficia os praticantes do Cross Training, trazendo maior estabilidade.

Cá entre nós, do que adianta colocar todas as anilhas da academia em uma barra para agachar, se você não consegue descer mais do que 90°? Ou se descer, de que adianta não ter força e estabilidade para levantar?

Vai pensando aí…

Objetivos:

Avaliar seus objetivos é, talvez, o ponto mais importante dessa análise.

Não precisa ser muito entendido para perceber, basta olhar para o corpo de um praticante de cross e para o corpo de um body builder, que a diferença está clara. Enquanto os bodybuilders focam no ganho de massa muscular e em ressaltar grupos musculares específicos, no cross não têm tanto essa preocupação, apesar de também ficarem fortes e definidos.

 

Orientação de um profissional:

Se você treina sério, se preocupa com sua saúde e busca resultados duradouros, com certeza sabe da importância de um treino com acompanhamento profissional. Assim, antes de sair por aí se achando o Superman ou a Mulher Maravilha de todas as academias e boxes da vida, peça orientação ao seu personal ou ao seu coach.

Um profissional que te acompanha e conhece sua rotina pode indicar qual o melhor conjunto de exercícios e treinos para seu perfil, e ainda dar boas dicas sobre como conciliá-los.

Seja realista:

Caso você opte por conciliar os dois treinos, seja realista quanto às suas possibilidades e suas limitações. Para tudo é preciso equilíbrio!

No mais, nunca perca de vista seus objetivos. E é aquela velha história: faça bem feito o que se propuser a fazer que o resultado vem! Não tem segredinho, não tem fórmula mágica… Tem é que suar a tanga mesmo!
E se você estiver procurando o tênis certo para as duas modalidades, na Rock Fit tem diversos modelos de botas de treino para musculação e uma recém lançada linha de tênis para o CrossFit. Dá uma conferida lá no site www.lojarockfit.com.br

Agora me fala: você já concilia esses dois treinos? Conta pra nós como você dá conta? Dá uma motivada na gente aqui nos comentários, vai!

Posts Relacionados

Conheça os 5 benefícios do Beach Tennis: o esporte que virou moda e está ganhando cada vez mais espaço durante a pandemia

Ana Paula Matos

Coturno Feminino: um ícone da contracultura direto para seus pés

Ana Paula Matos

Gustavo Cunha: o cara que deu voz à categoria scaled no cross

Ana Paula Matos

4 comentários

walquiria 09/21/2020 at 22:42

Ola primeiramente quero agradecer as dicas
já faço musculação a 7 anos e a um ano venho fazendo o cross mais sentindo muito a falta da musculação porque eu faço o cross voltado para o funcional sem barras ,anilhas e tal .
agora voltei para musculação oque penso em fazer é intercalar 3 dias na semana inferiores na musculação e dois dias cross
vamos ver como vou me sentir…
valeu

Responder
marketing 09/22/2020 at 19:53

Legal Walquiria, ficamos contentes que tenha gostado de nossa dica, e sinta-se sempre a vontade caso tenha alguma dúvida, teremos prazer em lhe ajudar.
E temos certeza que que vai se sentir muito melhor voltando para a Musculação se essa é mais sua praia.
Grande abraço

Responder
Taís 12/02/2020 at 19:46

Boa tarde gostei muito das dicas mais vc pode me responder. Faço academia há 4 anos, agora comecei no crossfit, queria intercalar os dia da semana na academia fazendo treino leve de musculação e glúteo. Sendo 1 dia de musculação inferior outro se glúteo. Meus dias de descanso são sábado e domingo.

Responder
Priscila Ramos 01/19/2021 at 17:33

Faço musculação a 10 anos. Agora resolvi conciliar com o Crossfit. Pensei em fazer 3x na semana musculação e 2x Cross. O que acha?

Responder

Deixe um comentário