Blog – Rock Fit
DicasFitness

10 Dicas Para Quem Quer Começar a Correr

A corrida é um esporte que tem ganhado cada vez mais adeptos; assim, já é o mais praticado no planeta, principalmente por sua simplicidade e eficiência. Portanto, para você que deseja começar, listamos aqui 10 dicas que podem ajudar a dar os primeiros passos nessa jornada de corrida e encarar os seus primeiros quilômetros.

Por que a corrida é tão viciante?

A cada dia que passa, mais gente tem trocado a caminha da pela corrida.

Esta afirmação é feita com base em dois argumentos: 1) é notável o aumento de corredores pelas ruas e avenidas de nossas cidades; 2) os dados levantados pelas assessorias e esportivas e organizadores de eventos mostram um significativo aumento no número de inscritos nas provas e também um aumento na oferta de eventos relacionados ao esporte; 3) o mercado de acessórios para treino, como tênis e vestuário também cresceu muito nos últimos tempos.

Uma pesquisa realizada pela consultoria espanhola Relevance em janeiro de 2014 com mil entrevistados estima que 5% da população brasileira com mais de 16 anos – cerca de 6 milhões de pessoas – pratica algum tipo de corrida.

Mas o que leva as pessoas a procurarem tal esporte? A maioria dos praticantes começam motivados por interesses relacionados à saúde e estética corporal, porém, o que os mantém motivados, além dos resultados estéticos, é a sensação de prazer e de superação sentidos a cada treino.

Até mesmo atletas de outras modalidades esportivas – como musculação e crossfit – aderiram à corrida à sua rotina, com a finalidade de melhorar sua performance.

Se você está pensando em acrescentar a corrida aos seus treinos ou se quer simplesmente começar – seja na rua ou na esteira, temos algumas dicas para te incentivar:

 

1 – Comece:

Mão fique esperando o momento certo ou fique pensando sobre como, onde, porquês… A corrida é um esporte que não requer muitos pré-requisitos ou muitos acessórios, basta um tênis apropriado e só.

2 – Intercale corridas e caminhadas:

Ninguém começa a correr em uma maratona. Ou seja, corredores iniciantes precisam entender que, mesmo que tenham a melhor das intenções, metas muito difíceis de serem alcançadas podem deixa-lo desmotivado e até mesmo causar alguma lesão. Por isso, intercale corridas e caminhadas, por exemplo, corra por três minutos e ande por um minuto e depois vá aumentando o tempo de corrida e diminuindo o tempo de caminhada.

3 – Aumente o ritmo aos poucos:

​Assim que começar a se sentir confortável correndo por 20 ou 30 minutos em ritmo fácil, aumente seu tempo de treino ou, então, o número de treinos por semana. Não faça as duas coisas de uma só vez!

4 – Procure ajuda de um profissional para montar sua planilha:

As planilhas são como agendas de treino que orientam e ajudam a desenvolver o hábito de correr. Geralmente, as planilhas personalizadas, montadas de acordo com os objetivos e a capacidade de cada atleta, porém existem planilhas genéricas em aplicativos esportivos, estas te ajudam com objetivos específicos, como fazer 5km, 10km ou 21km.

5 – Explore novos lugares:

Se você já está cansado da esteira ou do mesmo trajeto na rua, procure novas rotas, explore diferentes superfícies de terreno – novas estradas, caminhos de parques, trilhas de terra – a mudança de “ares” manterá sua motivação.

6 – Não se esqueça dos treinos de fortalecimento:

Intercale os dias de corrida com treinos de fortalecimento – musculação ou exercícios funcionas, por exemplo. Eles são importantes para proteger seu corpo (pernas, quadril, joelhos…) contra lesões.

7 – Descanse:

O descanso é tão importante quanto treino. Conhecer e respeitar seu corpo é essencial para seu progresso.

8 – Invista em uma alimentação equilibrada:

A alimentação é um item essencial, pois ela auxilia na manutenção nos níveis de energia do corpo. Se precisar de ajuda com o cardápio, procure orientação de um nutricionista.

 

9 – Inscreva-se em uma corrida de rua:

Sim! O compromisso com o evento, por si só, já aumenta a motivação, além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer outros corredores e sentir a “vibe” da turma.

10 – Divirta-se!

A pior coisa que existe é não sentir prazer em alguma atividade do nosso dia-a-dia, por isso, mais do que tempo e quilômetros, preocupe-se em se divertir. Durante o treino, esqueça dos problemas, das chateações, pense em você. Chamar os amigos para compartilhar desse momento também é uma boa opção.

Depois de tantas dicas, por quanto tempo mais você vai protelar sua corrida? Por quantas vezes o sofá ainda vai te vencer?

Vista seu tênis e saia por aí. Você só vai se arrepender de não ter começado antes!

Posts Relacionados

Dicas imperdíveis para turbinar seu treino de pernas

Ana Paula Matos

Foco no Treino e Festas. Como manter a linha no final de ano

Ana Paula Matos

Existe diferença entre Roupa de Academia e de Cross?

Ana Paula Matos

Deixe um comentário