Blog – Rock Fit
DicasFitness

Musculação feminina: os benefícios do treino de força para as mulheres

Confira 5 benefícios do treino de força de musculação para mulheres que vão deixar seu corpo mais bonito e saudável

Foi-se a época em que era nítido a divisão dos espaços masculinos e femininos nas academias. Enquanto os homens estavam concentrados puxando ferro, as mulheres suavam nas salas de ginástica aeróbica e localizada.

 

Talvez por falta de conhecimento a respeito dos benefícios da musculação para as mulheres, ou até mesmo pelo preconceito com os treinos de força, muitas mulheres não aderiam a esse tipo de atividade, acreditando que treinando musculação, ficariam com o corpo “masculinizado”.

Felizmente, esse cenário mudou.

Atualmente, as mulheres já reconhecem os benefícios dos treinos de força, não apenas para ter um corpo sarado mas, principalmente, para ter um corpo saudável.

Quando o assunto são músculos, a quantidade de testosterona e a presença de hormônios exclusivamente femininos não permitem que as mulheres atinjam o mesmo grau de hipertrofia que os homens. É justamente por isso que os treinos e a preparação devem levar em conta os objetivos de cada uma.

Também é por conta a estrutura corporal e hormonal que a musculação e os treinos de força se tornam atividades quase que indispensáveis para as mulheres que querem se manter saudáveis por mais tempo, pois além de um corpo mais bonito, esse tipo de treino confere benefícios que influenciam diretamente sobre a longevidade e bem-estar.

Confira alguns benefícios que a musculação pode proporcionar às mulheres:

  1. Fortalecimento dos músculos, articulações e ossos: traz mais força e resistência, ajudando na remodelação óssea e na estabilização das articulações, reduzindo as chances de lesões e prevenindo a osteoporose;
  2. Aumento da força funcional e da flexibilidade: atividades do dia-a-dia – como pegar peso, subir e descer escadas, brincar com os filhos – são feitas com mais facilidade;
  3. Previnem doenças cardíacas: melhora o funcionamento do coração, além disso, reduz o colesterol e regula a pressão sanguínea;
  4. Acelera o metabolismo: facilitando o emagrecimento, a perda de gordura e o aumento da massa muscular, além do aumento da eficiência nos treinos;
  5. Aumentam a expectativa de vida: otimiza a liberação de hormônios anabólicos que possuem a função de regenerar tecidos, prevenir e tratar o envelhecimento. Também previne a perda natural de massa muscular com o passar dos anos.

Além de todos esses benefícios para s saúde, a musculação feminina também é uma ótima aliada para aumentar a autoestima e a confiança, pois os resultados são visíveis tanto na aparência quanto na disposição para as atividades do cotidiano. Além disso, é uma ótima oportunidade para ampliar as relações sociais e se aproximar de pessoas que curtem um estilo de vida mais saudável.

Se você é mulher e ainda não considerou incrementar um treino de força em sua rotina, sugiro que pense com carinho nessa proposta. Quem sabe você se anima em ser a mais nova “musa fitness” do pedaço e acaba influenciando um monte de gente à sua volta?

Conta pra gente se aceitou esse desafio?

Posts Relacionados

“Acelere suas endorfinas: Descubra a aula de spinning!

marketing

Fisiculturismo feminino: um esporte de mulheres fortes

Ana Paula Matos

Da academia para as ruas: a versatilidade dos sneakers

Ana Paula Matos

Deixe um comentário