Mesmo com o recesso forçado, causado pela pandemia do covid-19, a Rock Fit não parou de pensar e criar aquilo que mais gostamos: tênis.
E para contribuir ainda mais com sua performance em LPO, nada mais nada menos do que a expertise um atleta que é reconhecido não apenas por suas conquistas, mas também por seu profissionalismo e dedicação para com o esporte: Dragos Stanica!
Confira aqui a entrevista exclusiva (e realista) que o técnico da seleção brasileira de LPO nos concedeu e, ao final, saiba da novidade que vai deixar seus treinos ainda mais interessantes. Bora conferir?
Dragos Doru Stanica, nasceu em 09 de agosto de 1967 na Romênia.
Desde bem jovem, o esporte já fazia parte da sua vida: praticou várias modalidades, desde ginástica artística até futebol. Entrando para o LPO apenas em 1980.
Veio para o Brasil para trabalhar, mas também para “turistar”, e aqui acabou conhecendo sua esposa, que o fez optar for ficar definitivamente, casando-se no ano de 2002.
Atualmente, Dragos é o técnico da seleção brasileira de LPO. Tendo grande destaque nas Olímpiadas de 2012 (com Fernando Saraiva em 12° e Jaqueline Cordeiro em 5°, em suas respectivas categorias) e de 2016 (com Fernando Reis em 5° e Rosane Santos em 5°, em suas respectivas categorias).
Ao perguntarmos quais são os desafios que o esporte enfrenta no país, Dragos foi enfático ao dizer que os maiores empecilhos são os interesses políticos que existem nos bastidores:
“Não existe o esporte estruturado, planificado. Os órgãos políticos que o dirigem não se importam com o lado educacional e as questões de saúde relacionadas a ele. Ninguém que trabalha em ministérios, secretarias, etc., quer trabalhar o esporte, estão lá para justificar o salário e estabelecer uma plataforma política.”
Sobre o aparente crescimento do interesse pelo esporte, Dragos também é direto ao dizer que o interesse não é pelo esporte em si, mas sim por qualquer atividade que aumente a exposição nas redes sociais:
“Eu não percebo isso (o crescimento do interesse pelo esporte) e nem os meus colegas. O que eu percebo é um aumento na demanda para atividades físicas que têm uma explosão de exposição nas mídias sociais. Praticar atividade física e publicar se tornou um hábito, uma necessidade e um imperativo. Os atletas preferem ficar neste ambiente com resultados imediatos em “like” do que tentar uma careira esportiva onde os “likes” vão demorar. ”
Questionamos também, se o Cross teria contribuído para a popularização do levantamento de peso olímpico, Dragos, mais uma vez dá um show de sinceridade e realismo:
“O LPO ficou muito em evidência devido ao programa fitness que esta em alta no mundo. Foram popularizados os exercícios de LPO, mas não o LPO em si. Poucos atletas jovens de Cross passaram a se especializar. E apesar dos atletas do levantamento de peso olímpico se tornarem uma referência para atletas de Cross Training, os jovens atletas não querem investir em LPO, devido a mídia muito menor e contato social e empático que o Box oferece.”
E ressalta:
“Um jovem de 15 anos levantar 30kg (discos grandes de 5kg) em um box é um “monstro”; no LPO é um iniciante sem nada de excepcional, que vai ter que treinar anos para se tornar um “monstro”. A maior transferência de atletas de Cross para o LPO se encontra com os atletas adultos e master.”
Como você vê o cenário para o esporte daqui alguns anos?
_Espero um trabalho conjunto do poder público com o capital privado. Sem isso o esporte vai cair.
E, para finalizar: o que é preciso para ser um atleta de levantamento de peso?
_Se especializar. Para uma boa aprendizagem, necessita uma boa especialização.
Jogo Rápido:
Uma qualidade?
_Resiliência
Um defeito?
_Muita boa fé. Eu ainda não me acostumei com adultos mentindo.
Uma mania?
_Treinar
O que te deixa com raiva?
_Crueldade humana
O que te deixa feliz?
_Ver sorrisos
O que você mais aprecia em uma pessoa?
_Palavra, comprometimento e honestidade.
Não sai de casa sem?
_Celular
Um ídolo?
_Nicu Vlad
Um sonho?
_Medalha olímpica
Um medo?
_Não conseguir trabalhar
Uma frase?
_Na vida, se não consegue com cérebro, tenta com músculos. Se não consegue com músculos, tenta com cérebro.
Uma comida?
_Macarrão
Um hobby?
_Assistir esporte.
Uma palavra que o definiria?
_Trabalho
Tem alguma dica para o pessoal que está começando agora?
_Definam muito bem o que vocês querem! LPO parece simples, mas não é. Para “piorar”: o “simples” não significa fácil!
Perceberam que o LPO não é para qualquer um né? Diferente de um esporte de “modinha”, tem que ter muita consciência e muita disciplina para encarar tanto o treino, quanto a própria condição de atleta desta modalidade.
O que você pensa sobre isso?
Já se questionou sobre ultrapassar seus limites e investir sério em um treinamento profissional?
Como andam seus equipamentos de treino? Sabia que o tênis certo pode melhorar sua postura, estabilidade e, com isso, aumentar seu desempenho?
É por isso que a Rock Fit lança em breve seu novo tênis para LPO – uma tecnologia exclusiva, que vai trazer mais qualidade para os praticantes de LPO e cross. A linha Rock Fit Grip é perfeita para os atletas que sabem o que querem e precisam de um tênis de qualidade.
Conheça!