Blog – Rock Fit
Fitness

LPO – Levantamento de Peso Olímpico: conheça um pouco sobre o esporte

O LPO – Levantamento de Peso Olímpico é um esporte que está se tornando cada vez mais popular. O motivo de tanta popularidade é que muitos movimentos desta modalidade fazem parte dos treinos de Cross Training

No entanto, o LPO, também chamado de halterofilismo, é um esporte praticado desde a Antiguidade na Grécia, China e Roma onde era comum os homens competirem para “medir” quem era o mais forte.

As primeiras competições organizadas aconteceram somente no final do século XIX – o primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1891, em Londres.

O esporte entrou para o hall dos jogos olímpicos modernos em 1896 e teve muitas idas e vindas, se firmando como esporte olímpico de fato somente em 1920.

A participação feminina é bem mais recente: nos Jogos Paraolímpicos as mulheres competem desde 1996 e, nos convencionais, desde 2000.

O LPO consiste, basicamente, na capacidade e desenvolver o movimento corretamente e conseguir erguer a barra acima da cabeça, levantando-a diretamente do chão. Em competições, o peso é elevado a cada rodada, e vence o atleta que executar com maior carga o movimento.

Para o LPO, dois são os movimentos fundamentais:

O Arranco (snatch):

Onde o objetivo é tirar a barra do chão e coloca-la acima da cabeça, em um só movimento (sem pausas). O atleta entra embaixo da barra, posicionando-a acima da cabeça, com os braços estendidos e fica de pé. Barra e atleta devem permanecer imóveis por, no mínimo, dois segundos.

 

Cabe aqui um parênteses:

“Aqui na Rock Fit estamos em busca do snatch perfeito. Para isso, desenvolvemos um tênis para LPO que está o bicho! Quem está testando nosso mais novo sucesso é nada mais, nada menos do que Dragos Stanica – técnico da Seleção Brasileira de LPO.”

Sentiu né?

O Arremesso (clean & jerk):

Ao contrário do Arranco, o Arremesso é um movimento dividido em dois tempos: o atleta tira a barra do chão, leva até a altura do pescoço (clean) e depois arremessa para cima da cabeça (jerk).

A puxada do arremesso assemelha-se à do arranco, porém, no primeiro tempo, há o apoio da barra nos ombros com a rápida rotação dos cotovelos para frente. O segundo tempo consiste numa pequena flexão seguida de extensão das pernas para lançar a barra acima da cabeça.

Numa competição, tanto no arranco, como no arremesso, o atleta terá três tentativas para levantar o maior peso possível.

Os benefícios do LPO

O LPO é um esporte com muitos benefícios, pois trabalha quase todos os grupos musculares de membros superiores e inferiores e é um dos exercícios mais eficazes para o core.

O LPO esporte também contribui para o aumento de densidade óssea, além de ser eficaz para o aumento de força, potência e flexibilidade – ou seja, ajuda muito a desenvolver as principais capacidades físicas e consequentemente na aquisição de qualidade de vida.

 

As principais capacidades desenvolvidas pelo praticante de levantamento de peso olímpico são:

  • Agilidade
  • Coordenação motora
  • Força de resistência
  • Força explosiva
  • Força isométrica
  • Força máxima
  • Manipulação, locomoção e equilíbrio
  • Mobilidade articular

O LPO une os principais movimentos humanos, que são agachar, empurrar e puxar, com acréscimo importante de sobrecarga. As técnicas do halterofilismo também podem ser usadas em outras práticas esportivas como, por exemplo o Cross Training, ou mesmo como ferramenta para preparação física.

 

Sabe-se hoje que atletas praticantes de vôlei, natação, e diversas ouras modalidades, incluem o LPO nos treinos a fim de melhorar a performance.

A frequência de treinos é de, no mínimo, duas vezes na semana. O máximo deve ser definido de acordo com a intensidade do treino e a necessidade de descanso entre eles.

O LPO pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que não tenha restrições médicas. Porém, ao decidir por praticar este esporte, é necessário que o atleta busque orientação de um profissional, por se tratar de um movimento complexo com sobrecarga no eixo da coluna.

Os iniciantes podem começar aprendendo o movimento com o bastão e acrescentar a sobrecarga à medida que melhoram o desempenho.

Será que o LPO – Levantamento de Peso Olímpico pode incrementar sua rotina de treinos e aprimorar seus resultados?

Se liga! 2020 é o ano. Rockfite-se!

Posts Relacionados

Roupas Fitness – Qual o Look Ideal para Malhar

Ana Paula Matos

Cada treino com seu tênis: escolha o tipo certo de tênis para treinar

Ana Paula Matos

Coleção Workout Time: o tênis para academia que vai muito além

Ana Paula Matos

Deixe um comentário