Blog – Rock Fit
Fitness

Os maiores fisiculturistas de todos os tempos

Conheça os maiores fisiculturistas masculinos de todos os tempos

O fisiculturismo é uma modalidade esportiva cujos primeiros relatos aparecem na antiguidade, na Grécia e em Roma. Naquela época, seu objetivo era o de hipertrofia muscular para ganho de força e a modelagem do físico para um corpo mais “bonito”.

No entanto, foi apenas no início do século XX da era contemporânea o fisiculturismo masculino se desenvolveu como esporte, quando em 1940 acontece o primeiro campeonato que não utilizava a força como critério de avaliação.

No Mister América, os critérios eram sim volume, simetria, definição e proporção corporal acima da média. O campeão do ano foi John Grimek – The Monarch of Muscledom, um dos mais fortes levantadores da velha escola, verdadeiro ícone do esporte, que foi pioneiro dos muitos princípios da musculação experimentada e testada de hoje.
The 4-Week Fitness Plan to Increase Strength: Day 4 | MyFitnessPal tren ace dosage Body Measurement Fitness Planner for Weight Loss. Template – Etsy UK
O primeiro Mister Olímpia, a competição mais almejada pelos bodybuilders, porém, passa a acontecer apenas em 1965, tendo como campeão de sua primeira edição, Larry “A Lenda” Scott, que venceu também a edição seguinte e muito contribuiu para a divulgação do esporte, que só cresceu desde então.

Com o passar dos anos, o esporte se profissionalizou cada vez mais, as competições ficaram mais organizadas e disputadas, assim como o nível dos atletas se superou a cada ano. Várias lendas surgiram. E, neste artigo trazemos para você os maiores nomes do fisiculturismo masculino de todos os tempos. Acompanhe:

Flex Wheeler

Apesar de conquistar diversos títulos, Flex Wheeler nunca chegou ao lugar mais alto do Mr. Olympia. Ele bateu na trave por três vezes: 1993, 1998 e 1999. Mas, mesmo não tendo conquistado o Mr Olympia ele subiu no pódio quase todas vezes que participou, além de ter ganho por diversas vezes o Arnold Classic.

 

Shawn Ray

Iniciou sua carreira no bodybuilding aos 18 anos. De todos os campeonatos que ele disputou ao longo da sua vida, apenas em um ele não ficou entre os cinco primeiros. Sugar – como é conhecido – ficou famoso por sua regularidade e dedicação ao esporte. Disputou o Mr. Olympia de 1988 a 2001, porém não levou o título.

 

Arnold Schawarzenegger

É, talvez, o mais conhecido e aclamado fisiculturista de todos os tempos. Ganhou pela primeira vez o Mr. Olympia em 1970, quando tinha apenas 23 anos, e venceu novamente em 1971, 1972, 1973, 1974 e 1980. Mesmo afastado dos palcos das competições, ainda está envolvido com o esporte através de um evento que leva seu nome – Arnold Classics – e mantém excelente forma física.

 

Kevin Levrone

De braços fortes e barriga totalmente chapada, Kevin Levrone, em seus 12 anos de participação no Mr. Olympia, ficou em segundo lugar por três anos. Mesmo não garantindo o pódio, é respeitado por ser um excelente atleta e exemplo de disciplina e senso de humor.

 

Ronnie Coleman

É um dos melhores do mundo, com títulos de Mister Olympia conquistados durante toda sua carreira: 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005).

 

Phil Heath

Um dos mais talentosos da atualidade, transferiu toda sua disciplina e experiência como jogador de basquete para os treinos de musculação. Em sua estreia no Mr. Olympia de 2009, ficou entre os top 3 e foi vencedor nos anos de 2011, 2012 e 2013.

 

 

No Brasil, os principais nomes do fisiculturismo são:

Eduardo Corrêa

Catarinense que compete na categoria Bodybuilding, é considerado o melhor fisiculturista da América Latina por ter todos os títulos como amador, além de ser o único atleta com título profissional e o único dentre os finalistas do Mister Olympia.

 

 

Fernando Noronha Maradona

Este mineiro é outro destaque no mundo do fisiculturismo na categoria Bodybuilding. Ele chamou atenção em 2000, quando foi campeão mineiro, e não parou mais. Tem no currículo vários títulos da Nabba (National Amateur Body-Builders), da IFBB e foi um dos poucos brasileiros a competir no Mister Olympia, em 2011 e 2012, quando ficou em 9º lugar.

 

Norton James Murayama

Muito discreto e disciplinado, esse paulista ingressou na musculação para ganhar massa muscular e ter melhores resultados nas artes marciais que praticava. Gostou tanto de treinar, que acabou se tornando um dos maiores bodybuilders brasileiros. Competindo desde 1995, seus maiores títulos são Campeão Mundial NABBA e 4 vezes Mister Universe NABBA (2007, 2008, 2009 e 2011).

 

Julio César Balestrin

Paulistano de São Caetano do Sul, é outro fortão que tem seu nome entre os grandes fisiculturistas brasileiros. É bicampeão brasileiro nas categorias superpesada e overall de 2012 e campeão em 2008. Além disso, conseguiu passar da categoria amadora para a profissional ao faturar o Arnold Classic Brasil em 2013.

 

Fernando Sardinha

Nosso parceiro que arrasa quando o assunto é pegar peso. Com 50 anos, ele continua competindo em grande forma e tem no currículo cerca de 128 medalhas e 133 troféus. Dentre eles um terceiro lugar no Mr. Universe, em 2008, um vice-campeão mundial do Mr. Universe NABBA, em 2016, e um campeonato do Mr. Universe Master da WABB (World Amateur Bodybuilding Association), em 2017. Em 2019, foram mais dois títulos no campeonato internacional Los Angeles Championship. Além destes títulos Sardinha hoje tem um campeonato com o seu nome “o Sardinha Classics” e é conhecido mundialmente pelo seu método de treino o “Ponto Zero

 

 

Além desses ídolos, muitos outros atletas que não foram mencionados merecem nosso respeito, afinal, a dedicação necessária para se tornar um atleta bodybuilder não é para qualquer um!

A Rock Fit sempre acompanha o cenário bodybuilder brasileiro e mundial para saber como ajudar no melhor desempenho desses atletas, afinal esses monstros nos motivam e nos ensinam que dedicação e disciplina sempre estão em primeiro lugar quando assunto é alcançar nossos objetivos.

Ah, por último, mas não menos importante, vale lembrar, que aqui citamos apenas os atletas do fisiculturismo masculino, mas não esquecemos da mulherada que dá um show nos palcos desse esporte! E é por isso que esse assunto merece um post exclusivo – aguardem.

Agora conta pra nós: você tem algum atleta que te inspira, diz aqui nos comentários!

Posts Relacionados

Cross Training para iniciantes: O que preciso saber

Ana Paula Matos

Rock Fit presente no SC Fitness Sports Nutrition

Ana Paula Matos

Suplementação esportiva: riscos e benefícios

Ana Paula Matos

Deixe um comentário