Blog – Rock Fit
DicasFitness

Zumba: acerte o passo com o tênis certo!

Saiba como escolher o tênis certo para dançar no ritmo da zumba

Se você não curte a rotina de treinos de musculação e nem a loucura dos boxes de Crossfit, mas ainda assim está disposto(a) a perder aqueles quilinhos extras e suar muito, pode ser que a atividade física perfeita para te ajudar com seus objetivos esteja na sala ao lado.

 

Aquela sala de onde vem uma música contagiante, onde tem uma galera animada e sorridente? Esta é a sala de Zumba.

A Zumba Fitness é um programa em que os alunos treinam cardio e outros grupos musculares embalados por músicas latinas em ritmo de salsa, merengue, dentre outros, cujo objetivo é modelar e tonificar o corpo.

Nas aulas de Zumba a intensidade dos exercícios e a complexidade dos movimentos são adaptados ao perfil da turma, de modo que não é necessário “saber dançar” para praticar.

Desta forma, com uma música animada — e alta —, alguns passos simples e bastante animação, em apenas 1 hora é possível queimar uma média de 600 calorias.

Quase não há contra indicações para a prática desta atividade, porém é preciso tomar algumas precauções básicas, indicadas a todos os praticantes de atividades físicas:

1) passar por avaliação física antes de começar a atividade;
2) informar ao profissional de educação física que ministra as aulas sobre alguma dor, lesão ou desconforto;
3) escolher o tênis certo para a atividade praticada.

Os dois primeiros cuidados são óbvios e estão diretamente relacionados aos pré-requisitos necessários para se iniciar qualquer tipo de atividade física, mas porque é tão importante escolher o tênis certo para “dançar” Zumba na academia?

O primeiro motivo para ter um tênis específico para as aulas de Zumba é que atividades diferentes exigem calçados diferentes, por exemplo, você não deve usar tênis de corrida para praticar levantamento de peso, pois o excesso de amortecimento de um tênis de corrida prejudica a estabilidade necessária para que o corpo sustente uma carga excessiva.
O mesmo raciocínio se aplica aos tênis para Zumba.

 

Zumba é divertido, perde peso, e melhora o humor. Porém, o uso de sapatos não apropriados pode causar lesões e quedas.

Um bom tênis para a zumba deve ser:

– Estável: por isso, seu solado deve ser reto e com boa aderência ao chão, além de ser flexível para não limitar seus movimentos.

– Seguro/Justo: os pés não podem ficar movendo dentro dele para não causar lesões nos ligamentos, traumas na coluna, bolhas e escoriações, etc., assim, é preciso acertar na numeração, para que o tênis não fique saindo do pé.

O ideal é comprar os calçados feitos para treinar musculação, funcional ou Crossfit. Por isso, os sneakers e a botas de treino são escolhas perfeitas!

Além de bonitos e descolados, os tênis de academia e as botas de treino são confortáveis e proporcionam toda a estabilidade necessária para cair na dança, sem se preocupar com a possibilidade de uma torção ou uma queda.

Prefira os modelos de cano alto para acrescentar maior segurança aos tornozelos e, se possível, opte por materiais resistentes, mas que também sejam leves e possibilitem que os “pés respirem” durante o uso – os de couro são a melhor opção nesse caso.

No mais, combine com um look fresco e confortável e acerte o passo queimando calorias e se divertindo muito nas aulas de Zumba!

Posts Relacionados

O que comer para treinar? Dicas de como adequar sua dieta nos pré e no pós treino.

Ana Paula Matos

Os maiores fisiculturistas de todos os tempos

Ana Paula Matos

Rock Fit Grip 3: O Tênis de Cross Training!

Ana Paula Matos

Deixe um comentário