Blog – Rock Fit
DicasFitnessLifeStyle

Treinar em casa: o importante é manter o foco

Coronavírus. Quarentena. Isolamento. Home Office. Academia Fechada. Treinar em Casa.

Palavras muito presentes na vida dos brasileiros nas últimas semanas não é mesmo?

Quem estava acostumado com o ritmo frenético do trabalha-treina pode ser que ainda não tenha conseguido se organizar diante à nova rotina imposta pelo protocolo de contenção do Covid-19.

Até mesmo atletas que tiveram seus treinos paralisados e competições canceladas devido à pandemia, estão tentando se readaptar para que não percam o trabalho de anos de preparação.

Com as academias fechadas para evitar aglomerações e, assim, a disseminação em massa do Covid-19, a solução mais viável é treinar em casa.

Desta forma, muitas redes de academia e renomados personal trainers contribuíram com soluções interessantes para que seus alunos e demais interessados não percam o ritmo durante a quarentena.

Para nossa alegria, muitas são as possibilidades de treino em casa!

Da Yoga ao funcional, todos podem manter uma rotina saudável – para o corpo e para a mente – até que essa fase de isolamento acabe.

Vantagens de treinar em casa:

Um treino em casa não depende de equipamentos elaborados. Nesse tipo de treino, seu próprio peso corporal é utilizado como instrumento para a realização dos movimentos. Além disso, os horários são totalmente flexíveis e toda a família pode participar.

Cuidados:

Quem nunca treinou e quer aproveitar o período para começar, deve respeitar seu ritmo e pegar leve, afinal, ninguém se torna um atleta do dia para a noite.

Além disso, é muito importante ressaltar que quem estiver com sintomas da doença, não deve se exercitar. O melhor a fazer nesse caso é ficar em repouso.

Treino em casa dá resultado?

Os treinos feitos em casa dão ótimos resultados, porém há um limite uma vez que se chega a um ponto onde a sobrecarga é necessária para que a evolução continue.

Porém, mesmo para quem treina em nível avançado, é importante saber que é bom para a saúde se manter ativo durante o período da quarentena.

No momento pelo qual estamos passando, o treino em casa deixa de ser uma questão de desempenho ou estética e passa a ser uma questão de saúde e bem estar.

Minha academia não disponibiliza o treino online, o que eu faço?

Se sua academia não disponibiliza dos treinos online, uma alternativa é compartilhar dos treinos que outras academias estão cedendo gratuitamente em suas redes sociais para seus alunos e para todos aqueles que quiserem se exercitar, é o caso da nossa parceira Luana Mendes. que diariamente solta um treino novo em seus stories.

Outra opção é vasculhar o YouTube e o Instagram em busca dos canais dos personal trainers que estão disponibilizando treinos online, como por exemplo, Bruno D’ Orleans e Ricardo Lapa.

Já quem gosta das tecnologias a favor, vários aplicativos fornecem treinos para diversas modalidades, como:

  • Nike Training Club
  • Freeletics Bodyweight
  • 5 minutos de Yoga

E vários outros.

Treino ao ar livre pode?

Se você optar por treinar fora de casa, ao ar livre, algumas orientações devem ser levadas em consideração, como:

  • Evite contato direto com outras pessoas;
  • Se o local aberto estiver muito cheio, configura aglomeração, então não prossiga com o treino;
  • Corrida e caminhada ao ar livre podem ser feitas, desde que não haja contato e se mantenha distância de outras pessoas;
  • Mantenha-se hidratado.

Independe do tipo de atividade que você pratica, o importante é seguir a recomendação da OMS:

  • Mantenha o distanciamento social;
  • Reforce os hábitos de higiene;
  • Mantenha uma alimentação saudável; e,
  • Ao sentir qualquer sintoma, suspenda as atividades físicas, faça repouso e só procure as unidades de saúde em último caso!

Se todos colaborarmos para a contenção do vírus, logo poderemos voltar com nossas atividades normais.

Vamos juntos nessa?

Posts Relacionados

Gustavo Cunha: o cara que deu voz à categoria scaled no cross

Ana Paula Matos

Os maiores fisiculturistas de todos os tempos

Ana Paula Matos

Dicas imperdíveis para turbinar seu treino de pernas

Ana Paula Matos

Deixe um comentário