Blog – Rock Fit
Dicas

Pronada, Reta ou Supinada: não é treino, é pisada

Pronada, Reta ou Supinada: não é treino, é pisada

Você sabia que seu tipo de pisada pode interferir na qualidade do seu treino?

Com certeza você já reparou no formato que seus tênis de academia adquire depois de algum tempo de treino: por que eles sempre se desgastam mais de um lado do que do outro?

A reposta para sua dúvida não está – na maioria das vezes – relacionada à qualidade do seu tênis ou botinha de treino, mas sim no seu próprio tipo de pisada.

A forma como seu pé toca o chão é determinada a por uma série de características anatômicas particulares, como o formato dos pés, o alinhamento dos joelhos e até a flexibilidade das articulações e tudo isso dever ser considerado na hora de projetar uma bota de treino e também na hora de comprar seu tênis.

Basicamente, existem 3 tipos de pisadas:
Pisada Neutra:

Começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, atingindo o solo de maneira uniforme, com o peso distribuído de maneira praticamente igual por toda a planta. Para muitos ortopedistas, esta é considerada a pisada mais correta por favorecer a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações.

Pisada Pronada:

ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé. Geralmente isso ocorre pela rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Pessoas com a pisada pronada costumam desgastar a parte lateral interna do solado dos calçados. Para esse tipo de pisada, é importante o fortalecimento dos tornozelos, joelhos e quadris, a fim de evitar um maior desalinhamento entre eles.

Pisada Supinada:

é o extremo oposto da pronada. A pisada começa com a parte de fora do calcanhar tocando o chão e o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. Pessoas com esse tipo de pisada têm os calçados desgastados do lado de fora da sola. As lesões que esse tipo de pisada por ocasionar a longo tempo são joanetes e artrose nos pés ou até mesmo lesões no joelho e nas costas.

 

Identificando seu tipo de pisada:

O mais aconselhado é consultar um médico ortopedista especialista em joelhos e tornozelos, mas métodos caseiros também funcionam, como a própria observação do desgaste dos calçados ou então pisar com os pés molhados em um jornal e observar a marca da pisada.

Mas o que isso tem haver com o meu treino?

O seu tipo de pisada interfere na maneira como o peso do seu corpo é distribuído sobre seus pés e tornozelos. Assim, dependendo o grau de rotação da sua pisada, é preciso ter mais atenção à execução dos movimentos e, principalmente, às cargas utilizadas, para que não ocorram lesões graves devido à sobrecarga.

Assim, o primeiro cuidado que deve ser tomado ao identificar seu tipo de pisada, principalmente, se ela for pronada ou supinada, é realizar exercícios de fortalecimento de quadris, joelhos e tornozelos.

Outro cuidado é com a execução correta dos movimentos, isolando o core e musculatura auxiliar a fim de não rotacionar ainda mais os pés.

Um detalhe que faz toda a diferença, é adequar o tipo de calçado ao tipo de treino. Geralmente, tênis com solado de amortecimento são indicados apenas para atividades de impacto, como corridas e caminhadas. Já os tênis com solado mais duro e as botinhas de treino são os mais indicados para treinos de força, como musculação e cross training.

As botas de treino são uma ótima opção para quem treina musculação e até mesmo o cross training. Como já falamos aqui, as botinhas de treino oferecem como vantagem leveza, flexibilidade, aderência e estabilidade e, por isso, possibilita maior amplitude do movimento.

Outra observação importante é: na hora de escolher sua botinha para treinar, prefira as que sejam confeccionadas em couro e de cano médio ou longo, pois proporciona maior firmeza e segurança para os tornozelos.

Em relação ao tipo de pisada, as botinhas de treino Rock Fit, possuem solado anatômico de borracha e, por isso, se adaptam a todos os tipos de pisada.

Ou seja, para que as dores e lesões não interfiram no seu rendimento na academia, invista em um calçado adequado à sua fisiologia e que, além de dar segurança, confira ainda mais estilo ao seu visual.

Posts Relacionados

Zumba: acerte o passo com o tênis certo!

Ana Paula Matos

Da academia para as ruas: a versatilidade dos sneakers

Ana Paula Matos

Conheça os 5 benefícios do Beach Tennis: o esporte que virou moda e está ganhando cada vez mais espaço durante a pandemia

Ana Paula Matos

1 comentário

Melhor Tenis Feminino Para Academia | Rock Fit - Confira! 03/17/2023 at 10:13

[…] O primeiro passo para encontrar o tênis para academia perfeito é conhecer o seu tipo de pisada, dá para saber só de olhar para o desgaste da sola dos seus outros sapatos. Existem três tipos de pisadas: […]

Responder

Deixe um comentário